Blog

Vanguarda Engenharia: novos tempos na visão dos sócios e parceiros

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

A Vanguarda Engenharia constrói mais do que empreendimentos alinhados às tendências e ao alto padrão, empreende com base em valores sólidos, que mesmo com o tempo, nunca mudam: empatia, compromisso, competência, inovação e segurança.

É o resultado da união entre experiência e visão de futuro que deu certo, e segue em transformação, ajustada aos novos tempos. Hoje, já são quatro décadas de parceria e inovação que refletem essa jornada de sucesso. Estava tudo planejado?

Para o sócio-fundador, Eduardo Giugliani, “entre o planejado e aquilo que pode ser realizado, tem uma distância: a vida real.” Para ele, o sucesso veio de saber aproveitar muito bem as oportunidades. Hoje, o engenheiro se refere à Vanguarda como um casamento que deu certo.

“Ela junta o sonho do jovem engenheiro de atuar no cálculo estrutural, com a expectativa de um projeto consistente e a ideia de fazer algo diferente em um mercado muito tradicional”, completa Felipe Brasil Viegas, seu sócio e amigo na empresa.

Tantos anos de mercado só poderiam resultar em grandes e renomados parceiros. “A Vanguarda impactou a minha carreira profissional desde o dia em que o Eduardo me convidou para trabalhar na empresa”, conta Luiz Livi, engenheiro e um dos parceiros da Vanguarda Engenharia.

Para o arquiteto do Estúdio 41, Eron Danilo Costin, não foi diferente: “A gente encontrou na Vanguarda uma grande parceira no sentido de viabilizar todas as nossas soluções”, conta. E seu parceiro, o arquiteto Fábio Henrique Faria, completa: “A experiência que a gente teve com a Vanguarda, desde o processo da concepção de projetos, desenvolvimento de estudos preliminares, até chegar na fase do projeto executivo foi um processo bastante rico”.

Já para o engenheiro estrutural, Paulo Kunzler, a relação com a Vanguarda começou na sala de aula. “Meu relacionamento com o Felipe e o Eduardo começou como aluno e posteriormente como estagiário. Depois, formado, fiquei um tempo fora, mas, em 2007, retornei para cá, para ficar. Hoje estou fazendo, de Engenheiro, aqui na Vanguarda, quase 20 anos”, conta com orgulho.

A continuidade da formação de talentos é um legado e um dos compromissos da Vanguarda Engenharia. “A capacidade de formar pessoas que continuem seus trabalhos na empresa, ou no mercado de trabalho, mas que levem consigo um pouco da experiência construída e compartilhada pelo conhecimento aqui construído”, reforça Eduardo Giugliani.

“Muitas pessoas passaram pela empresa, seja como clientes, mas sobretudo como estagiários, como colegas e como engenheiros”, completa Felipe Brasil Viegas.

E não foi só de grandes parcerias que a história da Vanguarda Engenharia foi construída. Sua trajetória de 40 anos também é marcada por projetos muito relevantes, como a obra do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, um divisor de águas para a empresa.

“O prédio do museu é aquele arrojo. Nós estávamos fazendo um museu de Ciência e Tecnologia, né? Então, tínhamos que fazer uma coisa mais ousada. Era uma estrutura baseada numa forma muito interessante: dois pilares, duas colunas com uma viga e com um balanço. E a partir dessa unidade, projetamos todo o museu”, conta, Henrique Rocha, arquiteto da Santini&Rocha.

 

 

Novos tempos para melhores momentos

Completando 40 anos, a Vanguarda Engenharia se prepara para uma grande transformação: uma nova marca, identidade visual repaginada, site renovado, e uma presença marcante nas redes sociais.

Tudo para apoiar um novo modelo de governança e gestão, com foco na engenharia estrutural e nas tendências do mercado.

E o que vem pela frente? Os engenheiros e parceiros da empresa também comentam:

“Com 40 anos a empresa era uma, hoje, se ela quiser crescer, ela tem que se reposicionar”, ressalta o sócio-fundador, Eduardo Giugliani. E destaca os valores que serão o foco dessa nova etapa, agregado aos já existentes: resiliência e sustentabilidade.

“A resiliência entra como essa capacidade de se adaptar sustentadamente à todas essas transformações e aprender ao fazer isso, de modo a desempenhar melhor em contextos ainda mais complexos”, complementa Eder Henriqson, Decano da Escola de Negócio da PUCRS.

O conceito também se estende para pensar a resiliência dos sistemas sociais e técnicos, de organização do trabalho, e das próprias organizações. “Hoje se fala tanto em inovação. E ela vem acompanhada também de residuais e de incertezas para o futuro”, completa.

Para a engenheira Gabriela Ferreira, “as empresas têm que se comprometer efetivamente com os processos sustentáveis para mostrar para o seu consumidor que ele pode comprar o seu produto”. E destaca “não adianta a roda de consumo, crescer, crescer, crescer e vender, vender, vender, se a gente não fizer isso de forma sustentável”.

O futuro traz desafios como resiliência e sustentabilidade, conceitos essenciais para enfrentar as transformações e incertezas que se apresentam.

Com a visão voltada para o crescimento sustentável, a Vanguarda Engenharia se mantém firme em sua missão de proporcionar não apenas empreendimentos de qualidade, mas também um legado de comprometimento e impacto com a sociedade e o meio ambiente, mantendo-se sempre jovem e comprometida com os novos tempos.

“A gente precisa seguir crescendo. Sucesso empresarial é muito importante. Preservar os antigos clientes, conquistar novos parceiros é absolutamente fundamental. A empresa tem que se manter jovem. Esse é o grande desafio. A gente tenta manter uma cabeça aberta, uma visão de perspectiva comprometida com os novos tempos”, finaliza o sócio-fundador, Felipe Brasil Viegas.


GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *